Posts Recentes

Tudo o que nunca contei | Celeste Ng

18 de janeiro de 2020




"Lydia esta morta. Mas eles ainda não sabem disso"

Tudo o que nunca contei foi uma leitura difícil no começo, eu não conseguia me conectar com a história e por isso levei mais tempo do que de costume para finalizar o livro. 

Aqui conhecemos uma família pouco convencional, não existe encaixe para eles em uma época onde padrões são a única coisa que importa.

Marilyn conheceu seu marido quando estudava medicina e logo se apaixonaram, os dois tinham planos diferentes, mas uma gravidez inesperada mudou tudo. Ela americana, ele oriental, ambos construindo uma família na América da década de setenta onde ser diferente jamais seria considerado normal. Marilyn abandonou a faculdade para ser mãe e esposa, mas depois de tantos anos com seus sonhos reclusos ela vê em Lydia, sua filha, a chance de fazer com que a menina seja o que ela nunca conseguiu ser.

A garota cresceu cercada de expectativas e metas difíceis de alcançar, tanto o pai quanto a mãe esperavam que ela fosse mais do que eles foram, mas nunca imaginaram que tais atitudes pudessem ter um peso maior do que aparentavam.

Tudo muda quanto certa manhã Lydia não aparece para tomar café, e o que aparenta ser um atraso inofensivo se mostra um redemoinho de infelicidade. Dias depois seu corpo é encontrado sem vida em um lago próximo de casa. 

Ninguém sabe o que aconteceu, todos acreditam que foi um assassinato. Mas quando a verdade sobre Lydia começa a aparecer, os pais percebem que a garota talvez não fosse tão feliz, teria ela cometido suicídio? Ou alguém realmente a teria matado? 

Tudo o que nunca contei foi uma surpresa para mim, talvez nem tanto pelo enredo do livro, mas pelos pequenos acontecimentos que a autora mostra ao leitor! Essa é claramente uma história sobre como muitas vezes a própria família pode ser a causadora dos problemas que tenta resolver. Lydia tinha o peso de toda a família em suas costas, ela tinha de carregar o fardo de ser boa demais, perfeita demais, ela estava fadada a sempre ter expectativas incanceláveis sobre si. 

A leitura foi um pouco arrastada no inicio, mas acho que isso se deve ao fato da própria rotina da família ser um tanto mórbida, a falta de comunicação é nítida entre eles, é o tipico caso de lar desestruturado, por mais que não pareça. 

Celeste escreve com maestria sobre preconceito e laços familiares e sobre como a falta de diálogo pode destruir qualquer família. Recomendo o livro demais, me surpreendi bastante ao longo de cada página e espero poder ler mais livros da autora.


TUDO O QUE NUNCA CONTEI

AUTOR(A): CELESTE NG

EDITORA: INTRÍNSECA 

NOTA: 4/5




Na manhã de um dia de primavera de 1977, Lydia Lee não aparece para tomar café. Mais tarde, seu corpo é encontrado em um lago de uma cidade de Ohio a que ela e sua família sino-americana nunca se adaptaram muito bem.Quem ou o que fez com que Lydia — uma estudante promissora de 16 anos, adorada pelos pais — fugisse de casa e se aventurasse em um bote tarde da noite, mesmo tendo pavor de água e sem saber nadar?À medida que a polícia tenta desvendar o caso do desaparecimento, os familiares de Lydia descobrem que mal a conheciam. E a resposta surpreendente, assim como o corpo da garota, está muito abaixo da superfície.“Um romance sobre o fardo de ser o primeiro. Um retrato emocionante de uma família e de uma jovem que luta para atender as expectativas dos pais.”















Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Oi Ana.

    Eu adorei sua resenha porque estou com este livro na meta de leitura e estou curiosa para saber mais sobre este pequenos acontecimentos. Espero me surpreender também com a leitura. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei muitíssimo interessante a temática, talvez um pouco forte e capaz de mexer com as emoções de um desavisado, mas graças a sua resenha eu sei o que esperar o enredo e me vejo com muita vontade de conferir essa história graças a sua opinião sobre. Obrigada pela dica.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir