Posts Recentes

Capitão Fantástico - Você tem que assistir

10 de dezembro de 2017



Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.


O que é família para você?
No dicionário, a palavra significa:

substantivo feminino
  1. 1.
    grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (esp. o pai, a mãe e os filhos).


Mas, sera apenas essa a edifição?

Capitão Fantástico é um filme que responde muito bem a todas as perguntas sobre família, desde as questões morais, passando pela convivência e chegando aos sentimentos que unem todas as pessoas. O filme retrata com maestria as diferentes formas que os pais usam para educar os filhos, o uso da tecnologia, a escola, a convivência em sociedade...






O que me fez amar esse filme, acima de tudo, foi a forma como essa família convive entre si. Ben, o pai, não mente para os filhos, não esconde nada deles, por mais doloroso que seja ouvir a verdade, ele não esconde. Isso é ao mesmo tempo tocante e inesperado, somos acostumados a ouvir pequenas "inverdades" desde pequenos. Dos nossos pais, dos nossos amigos e familiares em geral, e vamos crescendo achando que isso é algo normal, e que não faz mal esconder uma coisa ou outra de alguém. 

Me emocionei em diversos momentos do filme, os diálogos são delicados e verdadeiros, e para mim, deveriam ser ditos por todos os pais. 

A forma peculiar de Ben cuidar dos filhos é taxada como incomum e errada pelas pessoas "normais". Uma rotina de exercícios ao invés de vídeo game,  leituras ao invés de redes sociais, comida saudável ao invés de fest food e conversas francas no lugar do silêncio. Então, se isso é algo tão necessário, porque achamos tão estranho?
Talvez seja porque nos acostumamos com as coisas fáceis demais e com os padrões da sociedade.



Se você presumir que há um instinto de liberdade, que há oportunidades de mudar as coisas, então há uma possibilidade de que você possa contribuir para tornar o mundo melhor


“Vou melhorar lá. Sei que vou. Porque somos definidos por nossas ações, não por nossas palavras.”





Se você puder, dê uma chance a esse filme. Deixe que essa família conquiste você!




FICHA TÉCNICA:
TITULO: CAPTAIN FANTASTIC (ORIGINAL)
ANO DE PRODUÇÃO: 2016
DIRIGIDO POR: MATT ROSS
ESTREIA: 8 DE DEZEMBRO DE 2016 (BRASIL)
DURAÇÃO: 118MIN
CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS
PAÍS DE ORIGEM: EUA


Comentários
1 Comentários

Um comentário :