Posts Recentes

Resenha: A Noiva Fantasma {Yangsze Choo}

2 de abril de 2017



  Até que a morte os aproxime
“Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...”
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
“A Noiva Fantasma”, que a DarkSide® Books publica no Brasil em 2015, é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick.


"Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma"
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
Li Lan é uma jovem de 17 anos que vive em Malaia, ela teve uma educação básica, se comporta bem e tem bons costumes, e como toda moça de sua idade sonhar em se casar, porém sua família esta passando por problemas, sua mãe morreu a muito tempo e seu pai tornou-se ausente, sua única companhia é sua amah. Para completar, a situação financeira de sua família esta péssima, o que dificulta muito um possível casamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
Mas em meio a tantos problemas surge uma proposta; um casamento com um rapaz de uma família muito rica, o que a principio parece algo maravilhoso, ela teria uma posição na sociedade e não precisaria se preocupar com dinheiro.
Só que existe um problema: o noivo esta morto!

 "Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma"




                                                                                                    
⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
O mal de todo leitor e colocar expectativa demais em um livro, e foi exatamente o que eu fiz, e adivinha? Elas não foram alcançadas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
A NOIVA FANTASMA é um livro fantástico em muitos aspectos, a cultura oriental é fascinante, todas as tradições foram abordadas de forma muito detalhista. Uma das coisas que mais me chamou atenção é a forma como eles enchergavam a morte, todos os rituais e crenças que envolviam a 'passagem' de um morto para o outro mundo. É impossível não se encantar.

Porem, pra mim em alguns momentos a leitura foi muito arrastada, não li o livro de uma vez como costumo fazer, demorou quase um mês para terminar a leitura, em alguns momentos senti muita vontade de abandona-lo. Como eu falei mais acima, a escrita de  Choo, Yangsze é repleta de detalhes, o que em alguns momentos me deixou bem entediada e sem animo para continuar.⠀Para mim os pontos altos do livro foram o inicio e o fim, o desenvolvimento é bem demorado e lento e isso me irrita muito, mas apesar de tudo eu continuei por que queria muito saber como tudo acabaria para nossa jovem noiva. ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
Então, o final foi particularmente adorável! Totalmente diferente do que eu imaginava, e ate compensou as partes que me deram sono.⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
No mais, creio que li esse livro no momento errado, por isso não funcionou muito bem, mas eu recomendo que você leia e tire suas conclusões. A NOIVA FANTASMA não me agradou, mas pode agradar a você!

 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
Talvez a nossa visão da vida seja totalmente errada, e tudo aquilo que pensamos existir seja ilusão, ou talvez estejamos certos, mas o fato é que nunca vamos saber até que chegue nossa hora. O mundo vai muito além de tudo que os nossos olhos vêem e o tempo é único capaz de nos fazer enxergar.





  A NOIVA FANTASMA

  AUTOR(A): CHOO, YANGSZE
  EDITORA: DARKSIDE BOOKS
  ANO DE EDIÇÃO: 2015
  PÁGINAS: 360
  NOTA:




⠀ ⠀⠀
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário